CONTATO

Notícias do setor

Novas baterias de alumínio para armazenamento de energia renovável

Cientistas da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, e do Instituto Nacional de Química, na Eslovênia, afirmam ter criado baterias de alumínio com maior densidade de energia e potencialmente grandes aplicações de armazenamento de energia renovável.

Comparado às baterias de alumínio típicas, que usam um ânodo de alumínio e um cátodo de grafeno, o novo dispositivo apresenta um cátodo orgânico nanoestruturado feito de antraquinona, uma molécula à base de carbono.

No artigo “Concept and electrochemical mechanism of an Al metal anode ‒ organic cathode battery”, publicado na Energy Storage Materials, os pesquisadores explicaram que a antraquinona permite o armazenamento de transportadores de eletrólitos com carga positiva, o que garante que o seu dispositivo tenha o dobro da densidade de energia das baterias de alumínio convencionais. “Como o novo material catódico possibilita o uso de um suporte de carregamento mais apropriado, as baterias podem explorar melhor o potencial do alumínio”, disseram os pesquisadores. Mais https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/