CONTATO

THE SMARTER E AWARD 2020: PROJETOS E PRODUTOS PIONEIROS PREMIADOS

Pforzheim, 30 de junho de 2020: Este ano, The smarter E AWARD novamente homenageou modelos de negócios inovadores e projetos pioneiros em prol de um setor de energia sustentável. A Phaesun, a Solar Chernobyl e a SunPower impressionaram o quadro de jurados com seus esforços pioneiros e foram coroados como vencedores na categoria Projetos Excepcionais. O prêmio de Energia Renovável Inteligente foi para a Stadtwerke München, a Fronius International e a Next Kraftwerke. Como o evento The smarter E Europe 2020 foi cancelado devido à pandemia de coronavírus, a premiação deste ano foi apresentada numa cerimônia online do AWARD em 30 de junho, juntamente com os prêmios Intersolar AWARD e ees AWARD.

Este ano, empresas e proprietários de projetos foram novamente recompensados por suas soluções pioneiras com o prêmio de inovação mais importante do setor de energia, The smarter E AWARD. Os projetos concluídos nas áreas de energia solar, armazenamento, mobilidade elétrica e controle de energia foram os destaques na categoria Projetos Excepcionais. A categoria Energia Renovável Inteligente homenageou soluções para cruzamento setorial e controle inteligente de instalações solares associados a outros sistemas de produção e consumo energia. Em 30 de junho de 2020, as empresas vencedoras do prêmio The smarter E AWARD foram homenageadas numa cerimônia virtual de premiação transmitida ao vivo a um público internacional.

Vencedoras na categoria Projetos Excepcionais

Phaesun (Alemanha): “REvivED Water” – Dessalinização com Energia Solar, Somalilândia
Sediada em Memmingen, Alemanha, a Phaesun se especializa em tecnologia fotovoltaica fora da rede. Como parte do REvivED Water – Projeto de Inovação e Desenvolvimento –, a Phaesun desenvolveu o primeiro sistema de pequena escala para dessalinização por eletrodiálise movido a energia solar para purificação de água salobra. Essa conquista resultou de um trabalho com um grupo interdisciplinar que incluiu arquitetos, universidades e empresas emergentes. O sistema instalado na Somalilândia fornece até 2.000 litros de água potável por dia para aldeões e nômades em localidades isoladas. A eletrodiálise usa uma técnica de membrana: uma corrente elétrica puxa íons de sal através de uma membrana de troca iônica, assim reduzindo significativamente o teor de sal. Com essa técnica, a energia solar possibilita um fornecimento de água potável, especialmente em áreas remotas.

O júri admirou o custo-benefício e a baixa manutenção dessa solução, e também seu alto impacto e repetibilidade comprovada em áreas rurais da África e da Índia, onde água potável é escassa.

 

Solar Chernobyl (Ucrânia): Solar Chernobyl 1 MW
A usina de energia solar de Chernobyl, de 1 megawatt, é um projeto do consórcio ucraniano-alemão Rodina-Enerparc. A Rodina se especializa em projetos de energia renovável na Europa Oriental, na ex-URSS e no Oriente Médio. A Enerparc projeta, constrói e opera usinas de energia solar na Europa, na Ásia e nos EUA. A usina solar de Chernobyl fica numa área contaminada pela usina nuclear de Chernobyl, a apenas 100 metros do reator que explodiu em 1986. Como único projeto de investimento privado na zona de Chernobyl desde o desastre, este é um exemplo ímpar de reconstrução de terrenos poluídos com radiação, e da segurança e capacidade da energia solar, demonstrando seus benefícios para um mundo pós-nuclear. Para reduzir o vazamento de radiação do solo, o sistema foi projetado para precisar de pouca manutenção e fixado por meio de lastros na superfície.

O júri reconheceu a importância simbólica e prática da instalação de uma usina fotovoltaica no local de um dos piores acidentes nucleares da história, abrindo caminho para a independência energética da Ucrânia.

 

SunPower Corporation (Estados Unidos): Powerhouse Brattørkaia
A SunPower Corporation é parte do coletivo Powerhouse Team, que une forças para resolver problemas climáticos – e a empresa elabora e fabrica células fotovoltaicas de silício cristalino e painéis solares. Sua obra mais recente é o edifício de energia limpa mais próximo ao pólo norte: o Powerhouse Brattørkaia, na Noruega, construído a apenas três graus ao sul do Círculo Polar Ártico. A SunPower contribuiu com sua tecnologia solar Maxeon, que tem ótima resistência à pressão eólica e gera até 35% mais energia do que os painéis convencionais num período de 25 anos. O edifício de nove andares produz energia para uso próprio e fornece o excedente à micro-rede local.

Fazendo uma ponte entre a arquitetura e o setor solar, esta solução demonstra como a função pode ditar a forma, e comprova a viabilidade da energia solar em latitudes elevadas. O júri reconheceu que o Powerhouse Brattørkaia servirá de baliza para futuras construções e como exemplo de responsabilidade pelo futuro, com uma vida útil ininterrupta de 60 anos de energia limpa.

 

Vencedoras na categoria Energia Renovável Inteligente

Stadtwerke München (Alemanha): M-Solar Sonnenbausteine
Os Serviços Públicos de Munique (Stadtwerke München) fornecem energia e infraestrutura na capital da Baviera. O projeto fotovoltaico M-Solar Sonnenbausteine (blocos solares) – um modelo de negócios para a transição energética em áreas urbanas – oferece a todo cidadão a possibilidade de participar na energia solar. Os telhados em que se instalam os painéis solares não se restringem aos de residências particulares. Os blocos solares são instalados em telhados pela cidade toda, exigindo que os cidadãos invistam até apenas um mínimo de 500 euros. Através de uma plataforma on-line de autoatendimento, esse projeto de financiamento coletivo dá um retorno de energia e lucratividade aos participantes.

O júri elogiou o exemplo desta solução popular por estimular a comunidade a participar na energia renovável local. Este projeto-modelo de descentralização demonstra que qualquer um pode contribuir para adicionar eletricidade verde à matriz energética local – e também que proteger o clima em áreas urbanas pode ser uma iniciativa coletiva.

 

Fronius International (Áustria): Fronius Solhub
A Fronius International é uma empresa global com sede na Áustria. Desenvolve tecnologias de conversão e controle de energia elétrica, adequadas para resolver problemas técnicos atuais. O Fronius Solhub é um posto de energia descentralizada que permite produzir, armazenar e utilizar hidrogênio verde onde for necessário, tanto para veículos quanto para armazenamento sazonal de energia. A utilização do hidrogênio possibilita articular os setores de energia, de mobilidade e de aquecimento, e armazenar grandes quantidades de energia por longos períodos. O público-alvo da Solhub são empresas de médio porte que desejam produzir seu próprio combustível através de recursos de energia renovável disponíveis localmente.

O júri impressionou-se com o pioneirismo do sistema completo, modular, escalável e pronto para uso imediato. A Solhub leva a energia solar para o posto de abastecimento de combustível e ilustra a crescente importância dos elementos portatores de energia química, particularmente para aplicações de transporte pesado e de longo alcance, bem como para uso industrial.

 

Next Kraftwerke (Alemanha): NEMOCS
Sediada em Colônia, Alemanha, a Next Kraftwerke é uma operadora de usinas virtuais de energia e negociante de energia – um elo entre instalações produtoras de energia de fontes renováveis e tanto consumidores comerciais e industriais de energia quanto sistemas de armazenamento de energia. A empresa desenvolveu o NEMOCS – uma solução de software-como-serviço para auxiliar terceiros a estabelecer suas próprias usinas virtuais. O NEMOCS pode conectar milhares de unidades descentralizadas de modo a otimizar suas operações através do processamento de dados em tempo real e, assim, melhorar a previsão de geração. Ele possibilita monitorar, prever e acionar um conjunto partilhado de instalações a partir de um único centro de controle, aperfeiçoando o desempenho das instalações agregadas e do sistema como um todo.

O júri aplaudiu o conceito por tornar mais econômicas as energias renováveis, promover sua expansão e provar que podem atender às necessidades futuras do mercado de energia, assumir uma participação crescente nele e assumir a responsabilidade pelo sistema.

 

The smarter E agora funciona 365 dias por ano

Em seu papel de plataforma para o novo mundo da energia, The smarter E concentra esforços no compartilhamento de informações sobre o setor de energia e, para os profissionais do setor no mundo todo, oferece oportunidades de fazer contatos – agora através de vários formatos digitais adicionais. A lista de atividades do eixo de inovações e suas quatro feiras de energia – Intersolar, ees, Power2Drive e EM-Power – inclui não apenas cerimônias virtuais de premiação, mas também podcasts, webinários, dias de inovação, palestras digitais e outros eventos online. Para mais informações, visite www.TheSmarterE.com.

 

Confira mais informações sobre os prêmios em:

www.TheSmarterE-award.com
www.intersolar-award.com
www.ees-award.com

Fonte da imagem: © Solar Promotion GmbH

 

Sobre The smarter E
The smarter E é o centro global de inovações para novas soluções de energia e fornece uma plataforma para eventos e temas que estimulam o novo mundo da energia. A descentralização e a digitalização vêm criando mudanças permanentes no mundo da energia, e o aumento incessante na produção de eletricidade a partir de fontes voláteis e renováveis requer novos conceitos e soluções para gerar, armazenar, distribuir e utilizar a energia com eficiência. Presente em quatro continentes, The smarter E coordena feiras e congressos que analisam profundamente esses temas.

A Intersolar é a principal série de feiras para o setor solar e seus parceiros, enfocando energia fotovoltaica, tecnologias termossolares, usinas de energia solar, infraestrutura de rede e soluções para a integração de energias renováveis. Fundada 29 anos atrás, a Intersolar tornou-se a plataforma industrial mais importante do setor solar no mundo todo.

A ees é a principal feira de baterias e sistemas de armazenamento de energia, e a principal plataforma do setor para fornecedoras, fabricantes, distribuidoras e usuários profissionais de soluções estacionárias de sistemas de armazenamento de energia e de baterias em toda a cadeia produtiva.

A Power2Drive é a série internacional de feiras sobre mobilidade elétrica e carregamento inteligente, e reflete as oportunidades e a necessidade da transição energética no setor de transportes. Seu foco são as baterias tracionárias para veículos elétricos, assim como as soluções e tecnologias de infraestrutura para uma mobilidade limpa.

A EM-Power é uma série internacional de feiras sobre uso, gestão e infraestrutura inteligente de energia. Destaca os clientes profissionais de serviços de energia que exigem tecnologias eficientes, sistemas inteligentes de controle, e economia de energia. A série apresenta soluções de gestão de energia para edifícios, rede e operadoras.

Para mais informações sobre The smarter E, visite:

www.TheSmarterE.com

 

Os prêmios The smarter E AWARD, Intersolar AWARD e ees AWARD são organizados pela Solar Promotion International GmbH, de Pforzheim e pela Freiburg Management und Marketing International GmbH (FFMI).

 

Contatos:
Solar Promotion International GmbH | Caixa Postal 100 170 | 75101 Pforzheim, Alemanha
Kristin Bechtold | Tel.: +49 7231 58598-0 | Fax: +49 7231 58598-28
bechtold(at)solarpromotion.de

 

Contato com a imprensa:
fischerAppelt, relations | Otl-Aicher-Str. 64 | 80807 Munique, Alemanha
Robert Schwarzenböck | Tel.: +49 89 747466-23 | Fax: +49 89 747466-66
robert.schwarzenboeck(at)fischerAppelt.de